Você usa códigos QR em sua sala de aula? Os códigos QR se tornaram uma parte tão integral da maneira como navegamos em espaços digitais… Para educadores, os códigos QR podem atuar como uma maneira simples e rápida de colocar recursos nas mãos dos alunos. Você pode conectar um código QR a um link para um Formulário Google e fazer com que os alunos o escaneiem para responder a uma atividade em sala de aula ou em aula externa, no gramado da escola. Ou você pode colocar códigos QR em um quadro de avisos para que qualquer pessoa que passe por perto possa acessar rapidamente sua programação de aulas. Sou uma grande fã e adepta dos QR codes (meus alunos que o digam! rsrsrs)
Nos e-books da Nós Educação, você também encontrará códigos QR, que direcionam os leitores para mais recursos. Se você estiver usando códigos QR em sua sala de aula, há algumas coisas importantes para lembrar. No post de hoje, reuni um punhado de coisas que todo professor deve saber sobre códigos QR. Vamos mergulhar na lista!
11 coisas que todo professor deve saber sobre códigos QR
Seja você um novato no uso de QR codes ou esteja revisitando essa tecnologia para os próximos meses, tenho algumas dicas para compartilhar com você. Aqui estão algumas coisas que todo professor deve saber sobre QR codes.
Eles são livres
Os códigos QR podem ser gerados sem custo usando uma variedade de ferramentas gratuitas. Embora existam alguns geradores de códigos QR que cobram uma taxa por recursos extras, na maioria das vezes é totalmente gratuito. Uma maneira gratuita e rápida de fazer códigos QR é por meio da opção de ação rápida no Adobe Express.
A maioria das câmeras pode digitalizá-los
No passado, você teria que baixar um aplicativo especial no seu dispositivo móvel para escanear um código QR. Agora, a maioria dos smartphones e tablets vêm com câmeras integradas capazes de escanear códigos QR sem precisar de um aplicativo separado. Isso significa que os alunos e as famílias podem acessar facilmente os recursos vinculados com dispositivos que já possuem.
Você pode mudar para onde eles direcionam
Os códigos QR dinâmicos permitem que os educadores atualizem o conteúdo vinculado sem alterar o código QR em si. Esse recurso é particularmente útil para manter listas de recursos, tarefas de casa e outros materiais que precisam de atualizações regulares. Anteriormente, mencionei como você pode fazer códigos QR gratuitamente usando uma ferramenta como o Adobe Express, mas o QRstuff. também serve para fazer um código QR dinâmico. Geralmente há uma taxa, mas na maioria dos casos, você configurará uma conta com um gerador de código QR, pagará uma taxa mensal e poderá fazer login sempre que quiser alterar a URL associada ao seu código QR dinâmico. Embora você nunca precise usar esse tipo de código QR, é bom saber que é uma opção.
Existe uma opção para imprimir em papel colorido
Imprimir códigos QR em papel colorido pode torná-los mais atraentes e envolventes para os alunos, incentivando a interação. Isso também pode ser uma estratégia para organizar recursos por assunto, tópico ou grupo, usando cores diferentes para significar diferentes categorias ou níveis de dificuldade. Você quer ter certeza de que o papel colorido é brilhante, não escuro, para que ainda haja contraste entre a tinta preta da sua impressora e o papel.
Você pode imprimir em papel adesivo
Imprimir códigos QR em papel adesivo abre possibilidades criativas para seu uso. Os adesivos podem ser colocados em livros didáticos, mesas ou pela sala de aula, facilitando o acesso dos alunos a recursos digitais. Você pode criar um código QR que vincule a instruções ou materiais complementares relacionados ao ambiente de aprendizagem de um aluno. Depois, você pode imprimi-lo em papel adesivo para facilitar a remoção e a adesão a uma superfície.
Crianças podem escanear códigos QR quando eles são postados em uma tela
Os códigos QR podem ser exibidos em telas digitais, como quadros brancos interativos ou telas de projeção. Isso permite que uma classe inteira escaneie e acesse o mesmo recurso simultaneamente. Exibir um código QR dessa forma é especialmente útil para atividades em grupo, apresentações ou para guiar alunos para uma plataforma ou documento online específico de uma só vez.
As famílias estão mais confortáveis com os códigos QR do que no passado
Com o uso generalizado de códigos QR – particularmente em restaurantes – as famílias se tornaram mais familiarizadas e confortáveis com a digitalização deles. Esse nível de conforto aumentado torna os códigos QR uma ferramenta mais eficaz para a comunicação entre casa e escola do que poderia ter sido no passado. Você pode usar códigos QR para compartilhar trabalhos de alunos ou atualizações de classe com as famílias.
Ótimo para quadros de avisos interativos
Os códigos QR podem transformar quadros de avisos tradicionais em exibições interativas de aprendizagem. No início deste post, coloquei links para alguns recursos que destacam essa estratégia. Os professores podem colocar links para vídeos, clipes de áudio ou informações adicionais relacionadas ao tema de um quadro de avisos. Isso pode fornecer aos alunos uma camada digital em sua experiência de aprendizagem.
Você pode adicionar códigos QR a um folheto como um arquivo de imagem
Os códigos QR podem ser facilmente incorporados em folhetos, boletins informativos ou folhetos. Assim como qualquer outra imagem que você pode adicionar a um folheto, você pode seguir os mesmos passos para adicionar um código QR a um folheto. Isso permite que os educadores criem links para recursos on-line adicionais, detalhes de eventos ou outras informações em materiais impressos.
Algumas ferramentas como o Seesaw as usam para compartilhar trabalho
Existem algumas plataformas educacionais como Seesaw que usam códigos QR para simplificar a maneira como os alunos compartilham seus trabalhos. Em vez de compartilhar um vídeo ou criação digital com um link, os alunos podem exportar ou compartilhar seus trabalhos como um código QR. Esta é uma ótima opção se você for exibir as criações dos alunos em um quadro de avisos interativo.
Algumas ferramentas como o Book Creator as usam para acessar recursos
O Book Creator é um exemplo de uma ferramenta que usa um código QR para dar aos alunos e educadores acesso fácil à sua plataforma. Em vez de dar aos alunos um login de e-mail, isso funciona como uma maneira de eles se juntarem a uma biblioteca de professores no Book Creator.
Usando códigos QR
Os códigos QR são uma ferramenta simples, mas poderosa, para ensino e aprendizagem. Embora os vejamos em muitos espaços fora da escola – pense em um cardápio de restaurante ou quando ele aparece na programação da TV – em uma sala de aula eles são pequenos, mas poderosos. Nesta lista, analisamos apenas algumas coisas a serem consideradas ao começar o utilizá-lo pela escola.
Desde vincular a recursos interativos até compartilhar o trabalho dos alunos, os códigos QR podem transformar a experiência de aprendizagem. Embora existam muitos motivos para adotar esses quadrados pretos e brancos neste ano letivo, você pode descobrir que um dos recursos desta lista é “a coisa” que causa mais impacto em sua sala de aula. Você tem uma maneira favorita de usar códigos QR ou algo que acha que todos deveriam saber sobre eles? Envie um e-mail para mim – basta se inscrever no meu boletim informativo semanal gratuito, o The TEch Tuesday e responder à mensagem de toda terça-feira. 😉