A instrução tem sido mais importante que nunca
A aprendizagem baseada em investigação é uma abordagem educacional que enfatiza fazer perguntas, investigar problemas e buscar respostas.
Isso incentiva os alunos a serem participantes ativos em seu próprio aprendizadom, em vez de apenas receptores passivos de informações. Essa abordagem é particularmente útil na era da Internet e, sim, do ChatGPT – onde as informações estão prontamente disponíveis, porque ensinam aos alunos como usar essas informações de forma eficaz, crítica e criativa.
A instrução baseada em investigação ensina os alunos a fazer perguntas, analisar informações e tirar suas próprias conclusões, em vez de apenas aceitar as informações prontamente. Devido à natureza da investigação, os alunos em salas de aula baseadas em investigação tornam-se aprendizez mais independentes, que são capazes de pensar por si mesmos enquanto testam e verificam as respostas para suas próprias perguntas.
Todas essas habilidades são cruciais quando usada a Inteligência Artificial (IA) para pesquisar e apoiar o aprendizado. Isso porque, embora a IA possa fornecer acesso a uma riqueza de informações por meio de respostas cada ez mais humanas às nossas solicitações, nem sempre é confiável ou imparcial. Os alunos devem aprender a avaliar as fontes de informação fornecidos pela IA e para analisar criticamente uma determinada resposta para garantir que resultados confiáveis e equitativos sejam alcançados – todas as habilidades no centro de instrução baseada em inquérito, em investigação.
O aluno que escreve um artigo clicando apenas em um botão e deixando que a IA faça seu trabalho precisa ter em mente que, mais importante que escrever o artigo, é dominar outras habilidades, como entender se o ensaio é bom ou se perdeu seu contexto, se usou dados tendenciosos, se está faltando criatividade. Assim, é importante que seja instruído às tarefas de avaliação do que desejou produzir com a ferramenta tecnológica.
As inteligências artificiais generativas (IAG) como o ChatGPT podem muito bem ser a função de força que empurra a educação para fora de sua zona de conforto, indo além do aprendizado mecânico e das respostas ultraestruturadas para permanecer relevante em nosso mundo em constante evolução.
Estruturas basesadas em inquérito oferece uma oportunidade de aprimorar suas habilidades de resolução de problemas, dando-lhes o conjunto de habilidades para fazer perguntas, resolver problemas e avaliar informações por conta própria. Enquanto isso sempre foi valioso, agora, mais do que nunca, é necessário.