A jornada educacional de nossos filhos é uma das experiências mais significativas de suas vidas. A escola não oferece apenas conhecimento acadêmico, mas também desempenha um papel vital no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e pessoais. No entanto, à medida que a pressão acadêmica, as demandas sociais e a tecnologia se entrelaçam na vida escolar, é fundamental que pais, educadores e alunos compreendam a importância de manter limites saudáveis. Estabelecer esses limites não é apenas uma questão de equilíbrio entre estudos e lazer, mas também de preservar o bem-estar mental e emocional dos estudantes.
Mas… como manter limites saudáveis na escola?
1. Estabeleça limites antecipadamente
Ao estabelecer limites e expectativas desde o início, todos sabem onde estão, e sentimentos de mágoa, confusão e frustração podem diminuir.
2. A regra n.º 1
Nem todas as necessidades emocionais dos alunos precisam ser imediatamente atendidas. Mostrar os limites para alguns comportamentos é fundamental.
3. Não espere
Resolva os problemas antes de ficar no vermelho ou deixar que o combustível entre na reserva.
4. Formas de dizer NÃO
– “Eu gostaria de poder, mas tenho muitas coisas para fazer”.
– “Sinto muito, mas não é uma boa hora”.
– “Realmente é uma boa oportunidade, mas terei de deixar para um outro momento”.
5. Mantenha o raio flexível
Você não precisa ter os mesmo limites ou nível de conforto que todos. Limites que nos permitem ter um raio diferente, dependendo da situação ou da pessoa, também podem ajudá-lo a manter energia suficiente para cuidar de si mesmo.
6. Use a filosofia japonesa “Aikidô” para discussões políticas
Se alguém tentar arrastá-lo para uma conversa política (ou para qualquer outro tema), apenas para começar uma briga, mantenha a calma e diga: “Não vamos entrar nisso. Está tudo bem se não sentimos ou pensamos o mesmo”.
7. Antecipe quedas
Pense em quais poderiam ser as consequências reais de dizer “não”. Alguns nãos são saudáveis, outros não precisam ser ditos; podem ser mal interpretados… e você passa a ser lembrado como a pessoa que SÓ diz NÃO.
8. Limites para a tecnologia
Não envie e-mails ou mensagens no WhatsApp / Telegram após às 22h ou, pior, de madrugada.
9. Declarações
As palavras têm poder e já sabemos disso. Para impor limites, por vezes, necessários, pense em declarações como as que estão sugeridas abaixo:
“Eu senti quando você…”
“Eu realmente preferiria…”
“Espero…”
“Seguindo em frente, preciso…”
10. Crie uma moral da história
Crie uma narrativa sobre o porquê dos seus três valores fundamentais influenciarem sua vida. Nas conversas em grupo, saia da sala quando alguma conversa entrar em conflito com seus valores.
11. Desligue a culpa
Quando alguém te acusar falsamente de alguma coisa, simplesmente diga: “Não é assim que eu vejo as coisas”. Isso geralmente encerra a discussão.
12. Benefícios
Limites saudáveis são a chave para o autocuidado e a energia emocional.
13. Leia o contexto
Algumas culturas escolares são seguras para compartilhar informações pessoais, dando total assistência ao educador; em outras, não. É aconselhável saber a diferença.
14. Não é um e está feito
Talvez seja necessário impor um limite específico mais de uma vez.
A escola pode ser um ambiente desafiador, mas com as ferramentas e informações certas, você pode aprender a estabelecer limites de estabilidade que promovem seu sucesso acadêmico e seu bem-estar geral. Vamos embarcar nesta jornada juntos e descobrir como navegar pelos desafios da educação de forma equilibrada e positiva.