A Aprendizagem Baseada em Projetos (sigla em inglês – PBL) é uma estratégia de ensino baseada em investigação que permite aos alunos aprender conhecimentos e habilidades por meio de um problema disciplinar autêntico (Helle et al., 2006; Lee et al., 2013).
Características do PBL:
-
Conteúdo incorporado e aplicado
-
Questão central de condução
-
Escolha e autonomia do aluno
-
Autodireção
-
Construção ativa do conhecimento
-
Colaboração
-
Conexões fora da escola
-
Avaliação contínua, feedback e revisão
O que torna a aprendizagem baseada em projetos diferente?
Muitos cursos incorporam projetos, mas isso não é necessariamente o mesmo que Aprendizagem Baseada em Projetos. Pense por que os alunos estão fazendo o projeto. O projeto é uma forma de mostrar o que aprenderam (projetos tradicionais) ou estão construindo ativamente a sua própria aprendizagem através do projeto (PBL)?
Projetos Tradicionais versus PBL
Projetos Tradicionais
|
PBL
|
Pode ser de curto ou longo prazo
|
Dura por um longo tempo
|
O professor pré-planeja processos e resultados
|
Os alunos determinam processos e resultados
|
Os professores fornecem instruções e os alunos a seguem
|
Os professores orientam enquanto os alunos atuam em papéis disciplinares autênticos
|
Geralmente uma anotação final que os alunos não conseguem revisar, com base apenas no produto
|
Múltiplas anotações permitem feedback e revisão / crescimento tanto no processo quanto no produto
|
Entregue ao professor
|
Conectado ao mundo exterior
|
Produzir um produto é uma forma de conhecimento
|
Produzir um produto ajuda a construir conhecimento
|
Por que a Aprendizagem Baseada em Projetos é benéfica?
Benefícios da PBL
Há muitos benefícios quando se implanta o PBL, quais sejam:
-
Maior interesse e envolvimento dos alunos;
-
Conhecimento de conteúdo mais sofisticado (Barak & Dori, 2005), incluindo:
-
Retenção mais longa;
-
Melhor transferência;
-
Compreensão de nível superior
-
Melhor preparação dos alunos para o local de trabalho (Jollands et al., 2012; Wurdinger & Qureshi, 2014), o que inclui:
-
Conexões;
-
Ênfase em habilidades que os empregadores valorizam, como responsabilidade, resolução de problemas, autodireção, comunicação, criatividade, gerenciamento de projetos, gerenciamento de tempo, confiança e pensamento sistêmico.
Como posso projetar um curso PBL?
Etapas para implantar um PBL
Para projetar um curso dentro de uma estrutura PBL, considere estas etapas:
-
Considere os resultados de aprendizagem desejados. Leve em consideração os objetivos do conteúdo e do processo. Exemplo: você deseja que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e colaboração?
-
Faça um brainstorming (tempestade de ideias) de possíveis problemas/projetos. Considere os tipos de projetos que os profissionais da área podem realizar. Se possível, contacte organizações comunitárias e considere quais os projetos que poderão beneficiá-las. Certifique-se de que o projeto não esteja mal definido: é um problema complexo sem resposta certa ou errada.
-
Pense nas etapas que você ou outro profissional realizaria para concluir o projeto do início ao fim.
-
Considere qual conhecimento de conteúdo e processo os alunos precisarão para poder seguir essas etapas para concluir o projeto com êxito.
-
Conhecimento do conteúdo: que aulas você dará? Você convidará palestrantes internos/externos à disciplina? De quais leituras os alunos precisarão? Que outros recursos eles podem utilizar? Eles são capazes de buscar recursos ou você os fornecerá?
-
Conhecimento do processo: como você facilitará um trabalho de grupo eficaz, se aplicável? Como você modelar, ensinará e fornecerá feedback sobre elementos ou fases do projeto, como propostas, revisões de literatura, projetos, apresentações, etc.?
-
Decida quais tarefas você atribuirá e como atribuirá pontos para cada uma. Comece com tarefas de baixo risco à medida que os alunos desenvolvem proficiência. Fornece muitas oportunidades para feedback e revisão, incluindo revisão por pares.
-
Programe quando os alunos terminarão cada fase do projeto. Lembre-se de que eles não são profissionais e levarão mais tempo e precisarão de mais apoio do que você. Programe palestras, leituras, tarefas, horário de trabalho, etc. com base neste cronograma.
___________________________________
Referências
Barak, M. & Dori, Y. J. (2005). Enhancing undergraduate students’ chemistry understanding through project-based learning in an IT environment. Science Education, 89(1), 117-139.
Jollands, M., Jolly, L., & Molyneaux, T. (2012). Project-based learning as a contributing factor to graduates’ work readiness. European Journal of Engineering Education, 37(2), 143-154. https://doi.org/10.1080/03043797.2012.665848
Lee, J. S., Blackwell, S., Drake, J., & Moran, K. A. (2013). Taking a leap of faith: Redefining teaching and learning in higher education through project-based learning. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, 8(2). http://dx.doi.org/10.7771/1541-5015.1426
Wurdinger, S. & Qureshi, M. (2015). Enhancing college students’ life skills through project based learning. Innovative Higher Education, 40(3), 279-286.